15 de jan. de 2013

Resenha: Fallen

Fallen - Série Fallen - Livro Um
Lauren Kate
Galera Record, 2010
406 páginas 

Algo parece estranhamente familiar em relação a Daniel Grigori. Solitário e enigmático, ele chama a atenção de Luce logo no seu primeiro dia de aula no internato. A mudança de escola foi difícil para a jovem, mas encontrar Daniel parece aliviar o peso das sombras que atormentam seu passado: um incêndio misterioso levou Luce até ali. Irremediavelmente atraída por Daniel, ela quer descobrir qual é o segredo que ele precisa tanto esconder... mesmo que isso a aproxime da morte.







Em Fallen conhecemos Luce, uma garota que é atormentada por sombras que a perseguem por onde quer que esteja e que é enviada à um reformatório destinado a pessoas  problemáticas. Luce possui muitos segredos obscuros, um deles um estranho acidente envolvendo ela e seu antigo namorado, Trevor.

No início do livro não gostei muito de Luce, por ela ser uma protagonista extremamente chata e deprimida, e por isso fiquei contente pelo fato de a narração ser em terceira pessoa, nos dando uma visão mais ampla e detalhada dos locais e personagens, tudo exatamente na medida certa, afinal canso-me facilmente de descrições longas e cansativas.

Os personagens, de um modo geral, são muito legais. Daniel, que é o garoto misterioso da escola por quem Luce se apaixona, também me cansou um pouco inicialmente, com algumas atitudes e comportamentos desnecessários, e você pode acabar gostando mais de Cam, um garoto incrível que nos faz suspirar muito com sua fofice, o que deixa Luce com muitas dúvidas, por não saber de quem deve gostar. Mas calma aí, hein... Alguns acontecimentos mudam tudo.

O problema é que somos enrolados até a história principal  desenvolver-se, e personagens secundários como Ariane, que é super divertida, misteriosa e interessante, são esquecidos. Muitas partes do livro acabam se tornando confusas, e só começamos a "entender" algumas coisas no final do livro, pois quando tudo foi explicado eu senti que estava com mais duvidas ainda.

"Apenas um beijo -” ela começou a dizer mas seus lábios já estavam nos dela. Seu segundo beijo em dois dias. Onde o beijo de Daniel tinha sido faminto e quase desesperado, o beijo do Cam era gentil e muito perfeito, como se ele tivesse praticado com cem garotas antes dela. E ainda assim ela sentiu alguma coisa crescer nela, querendo que ela respondesse, prendendo a raiva que ela tinha sentido apenas alguns segundos antes e a reduziu a nada. Cam ainda as costas dela apoiada em seus braços, equilibrando todo o peso dela em seu joelho. Ela se sentia segura em suas mãos fortes e capazes. E ela precisava se sentir segura."

A autora certamente deixou lacunas imensas no enredo, que provavelmente serão preenchidas no segundo livro. Eu tinha, sim, muito receio de ler Fallen, por acreditar na opinião da maioria das pessoas que diziam encontrar um enredo fraco, previsível e decepcionante. Eu gostei muito, muito mesmo da história.

Portanto, leia Fallen. Depare-se com um romance perfeito, mas talvez decepcione-se com o aspecto ação e adrenalina. A editora Record fez um ótimo trabalho de capa com um efeito que eu amei e uma diagramação simplesmente linda. icarei aguardando ansiosamente pela oportunidade de ler Tormenta, o segundo volume da série.

Um comentário:

  1. Eu sou dessas que fala do enredo fraco :D
    Cá entre nós, o livro é 90% enrolação, e isso me dá nos nervos. Concordo com você que a Luce e o Daniel são bem cansativos, e que teve muitas atitudes desnecessárias também.

    Fico feliz que tenha gostado, o que seria do azul se todos gostassem do amarelo? (é o contrário? sei lá)

    Acho que se a autora não enchesse tanta linguiça ao invés de criar uma história de fato, seria melhor. Mas essa sou eu ;P

    Beijitos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...